Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações,
conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e
objetivos comuns.
Uma das fundamentais
características na definição das redes é a sua abertura e porosidade,
possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os
participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de
estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força
está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.
Muito
embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma
ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da
identidade.
"Os limites das redes não são limites de
separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um
limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente
mantido e renegociado pela rede de comunicações.
As redes sociais online podem operar
em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook, Twitter, Instagram, Google+, MySpace, Badoo), redes
profissionais (Linkedin),
redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas,
dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a
sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da
rede social.
As
redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São
caracterizadas primariamente pela auto geração de seu desenho, pela sua
horizontalidade e sua descentralização.
Um
ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de
informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns.
A intensificação da formação das redes sociais, nesse sentido, reflete um
processo de fortalecimento da Sociedade Civil, em um contexto de maior
participação democrática e mobilização social.
Com as
diversas redes sociais os consumidores estão em contato constante com as
marcas.
Este fato resulta da revolução tecnológica que, com tablets e
smartphones, coloca o mundo nas mãos do consumidor, e tem como consequência uma
revolução ao nível do marketing e da forma como as empresas comunicam aos
consumidores. Devido a este fenômeno as marcas, nas mais diversas áreas de
negócio, estão a perceber-se de que as técnicas de marketing tradicionais estão
a tornar-se cada vez menos eficazes e dispendiosas , isto porque a segmentação no
marketing "tradicional" é muito menos eficaz e a medição do impacto não
é imediata, o que acontece com o marketing digital e, principalmente, com o
marketing das redes sociais.
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