#NATAL #SUSTENTÁVEL

Que tal evitar o desperdício e ajudar a preservar o meio ambiente também durante o Natal? Encontramos algumas dicas super bacanas para quem quer curtir
 toda a alegria dessa época do ano de forma sustentável.


Na hora de montar a sua decoração natalina, escolha uma árvore com raiz para replantar, assim você vai utilizá-la novamente no próximo ano. 
Outra opção é fazer a sua própria árvore, utilizando garrafas, embalagens, tampinhas, latas de alumínio ou outros objetos recicláveis. 
Evite as árvores artificiais, que geralmente são feitas à base de plástico ou vinil, 
derivados do petróleo. 
A maioria delas contêm chumbo, o que significa um gasto significativo de energia na sua produção e um potencial foco de poluição.

Reaproveite os enfeites de Natal antigos e, na compra de novos, prefira os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Valorize uma cooperativa de artesanato, adquirindo um presépio artesanal, com peças de cerâmica, madeira, tecido, fibras etc.
Restrinja as luzes à árvore de Natal e dê preferência para lâmpadas de baixo consumo. Não esqueça, também, de apagá-las antes de dormir. Os outros ambientes podem ganhar uma iluminação com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e arroz (alternativa à parafina, derivada do petróleo). Enfeite a casa com potes de flores e plantas, que além de não prejudicarem a camada de ozônio, podem ser replantadas.
Coloque frutas tropicais e secas, castanhas-do-pará e de caju em potes de vidro transparentes, e decore a sua mesa e a sala de jantar. São “enfeites”, mas podem ser consumidos como sobremesa no fim da ceia.

Sabia que as famílias brasileiras desperdiçam, em média, de 20% a 30% dos alimentos que compram? 
Para uma ceia de Natal consciente, dê preferência a um cardápio vegetariano e evite comer e beber em excesso. 
Prepare as refeições com produtos orgânicos (sem agrotóxicos) e cultivados na sua região – que são mais saborosos, nutritivos e saudáveis. 
De quebra, você ainda ajuda os pequenos agricultores, reduz custos de transporte e o desperdício. Procure reaproveitar as sobras, usando, por exemplo, a carne assada ou o que restou da bacalhoada para preparar bolinhos. Frutas maduras demais podem virar compotas, geléias e recheios para bolo.
Escolha pratos e copos de porcelana e vidro, além de guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados e separe para a coleta seletiva os materiais recicláveis, como garrafas PET e latas de alumínio.

Evite as sacolas plásticas, que são feitas com resina sintética (originada do petróleo) – material que leva muito tempo para se decompor na natureza. Se necessário, acondicione suas compras em caixas grandes de papelão e fique atento ao excesso de embalagens de presentes: sacos feitos com retalhos e caixas com tampas são pacotes que, depois, podem ganhar outra finalidade. Apenas um laço de fita colorida envolvendo o presente pode substituir o papel. Quando for usar papel de embrulho, prefira os artesanais e feitos com material reciclado.

No Natal, a solidariedade e o amor ao próximo estão ainda mais em evidência, aproveite para reunir a família para arrecadar roupas, acessórios, sapatos e alimentos, e doe para instituições de crianças carentes.



Postar um comentário

Contatos

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo