segunda-feira, 21 de julho de 2025

# Entrevista

Entrevista com a Jordana Schardosim - Criadora do @pronto.mkt


Se tem uma coisa que a Jordana Schardosim prova todos os dias com o seu perfil no instagram, é que Marketing não precisa ser complicado – e pode, sim, ser leve, divertido e estratégico.

Especialista em Marketing para empreendedores, ela mistura humor, autenticidade e planejamento de um jeito único. Nesta entrevista exclusiva, Jordana compartilha o que a levou a seguir esse caminho, os bastidores do seu trabalho e os planos para o futuro.

Uma leitura rápida, inspiradora e cheia de boas sacadas. Vem conhecer mais sobre ela!


1. Quem é a Jordana por trás do @pronto.mkt? 

Pode me chamar de Jo. 

Uma publicitária de 32 anos, mãe de pet, sem medo de viver uma vida real. 

Depois de um tempo, a gente já não quer mais parecer. Ser é mais importante.

Sedentária, viciada em café e sempre pronta pra encarar projetos de origem duvidosa e muito potencial.

2. Como o Marketing entrou na sua vida? 

O Marketing não foi minha primeira opção ( na verdade eu não fazia ideia de que podia trabalhar com isso). Minha primeira escolha na faculdade foi Química Industrial ( tentei por 2 anos e resolvi mudar de curso). 

Acabei indo pra Publicidade mais pelo design que pela publicidade em si ( na época a PUC ainda não tinha o curso de Deseign) me apaixonei pelas narrativas e visão de mercado. Como fazer uma marca ser vista e sentida. Ai o Marketing ganhou meu coração e uniu tudo. Minha experiencia com o comercial, minha paixão pelo design e minha criatividade pra contar histórias... em 2021 me tornei consultora e de lá pra cá, já acompanhei marcas de diversos nichos.

3. Por que decidiu trabalhar com Marketing para empreendedores? O que te motivou?

 Na faculdade estudamos muitos cases de sucesso de marcas que tem estrutura, orçamento e visibilidade. 

Mas posicionar marcas que estão começando é um desafio imenso. Criar um posicionamento, identidade e ações com orçamento limitado. Trabalhar com pessoas reais que não tem o hábito de criar conteúdo. Essas pessoas precisam de soluções que caibam na realidade delas ( de orçamento, tempo e limitações gerais, como: oratória, timidez, gestão, manuseio da câmera...)

Contar a história de quem, como eu, resolveu reposicionar a vida e entregar algo diferente do que todos fazem, me motiva muito mais.

Encontrar soluções que funcionam pra além do nicho, mas se encaixem no agora, é muito desafiador ( e eu gosto de desafios).

4. Você usa muito humor e criatividade nos seus posts. Isso sempre fez parte da sua estratégia ou veio com o tempo e seu publico? 

O humor quebrado é parte da minha personalidade. No dia a dia é ele quem salva.

Quando pensei na Pronto como marca queria que fosse a minha cara. Então trazer minha personalidade foi importante. 

Pode aparecer na pagina sem "filtros", usar uma linguagem fácil e falar da realidade eram coisas importantes e que coloquei como base na construção da marca.

Muitas vezes não dá tempo de "editar" o dia a dia. Então ser eu mesma por aqui é o que permite fazer as coisas acontecerem. Claro, tudo isso sempre foi pensado pra conectar com pessoas que vivem a mesma realidade ( empreendedores), já que é pra essas pessoas que eu falo.

5. Qual a maior dificuldade que os empreendedores enfrentam no Marketing, na sua visão? 

Em geral a maior dificuldade é entender que não podem falar com todo mundo.

Entender que nem todos são clientes. E tudo bem.

6. Um post seu diz: "Marketing não é coisa de outro mundo..." - O que isso significa pra você? 

Meu slogan: "Marketing não é coisa de outro mundo". Nasceu justamente pra contrapor a ideia de que o Marketing é dificil, inacessível ou delirante.

Marketing é sobre posicionamento, estratégia, analise, dados, resultados...

Não são ações isoladas. Pode ser bem feito em todos tipo de cenário. Com todo tipo de orçamento... Mas claro, os resultados serão compatíveis com o investimento ( tanto de tempo, quanto de equipe e campanha).

7. Já teve dificuldade de desistir? O que te fez continuar?

Na duvida do empreendedor dificuldade é o cotidiano. É normal, não importa o tamanho do negócio. 

A diferença é que com o tempo, aprendemos a lidar com os desafios diários e nos habituamos as resoluções. Ai só vai subindo de nível ( quanto maior o negócio, maiores as dificuldades).

Mas pensar em desistir, nunca.

O que eu levo pra mim e digo pra meus clientes, é: Não seja empreendedor pelo dinheiro, faça isso pelo propósito. Caso contrário, dificilmente vai suportar a rotina por tempo o bastante pra dar certo.

8. Quais são seus planos com o perfil daqui pra frente? 

A ideia é tornar o perfil referência pra quem quer trabalhar Marketing de verdade. 

Ter espaço pra contar a minha visão do que é Marketing e dar espaço pra projetos que trabalham seu posicionamento da melhor forma.

9. Pra fechar: Qual conselho você deixaria pra quem está começando a produzir conteúdo?

A produção de conteúdo precisa ser confortável.

Não se obrigue a entrar em trends ou deixe de lado seus ideiais e bandeiras, pra se encaixar no padrão. 

Aprecie seus diferenciais e traga eles pra sua comunicação. Ser real conecta muito mais.


A jornada da Jordana é a prova de que quando o propósito encontra estratégia, o resultado é conexão de verdade.

Se você curte conteúdos assim – com gente real, ideias aplicáveis e um toque de humor inteligente – siga o perfil @pronto.mkt e acompanhe o trabalho dela mais de perto.






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