Especial Semana Santa: O que significa cada símbolo da Páscoa?


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado. 
Nessa ocasião as pessoas agora se reúnem apenas para trocar chocolates ou compartilhar uma refeição. Todos os elementos característicos da páscoa são simbólicos, ou seja, possuem um significado cultural.
A Páscoa é marcada, a cada ano, de acordo com a primeira lua cheia da primavera europeia, que começa em 21 de março. 
O domingo seguinte a essa lua cheia é o de Páscoa, ou seja, 40 dias antes será a quarta-feira de Cinzas. Esse ano o domingo de Páscoa será no dia 05 de abril.

De acordo com os costumes cristãos, a celebração da Páscoa foi instituída por Deus ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos. 
Moisés fora instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa, cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali.


ORIGEM DA PÁSCOA
Mas de fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther que em inglês, Easter quer dizer Páscoa, ela é a Deusa da primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. 
A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. 
Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. 
O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I 900-924, o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

OVO DE PÁSCOA
O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. 
Ele contém o germe, o tão conhecido fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento e a renovação. 
De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Natradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. 
Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. 
E mais o ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.

COELHO DA PÁSCOA
A origem da imagem do coelho na Páscoa está ligada à fertilidade, já que é um animal que costuma ter grande prole. 
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. 
Alguns povos da Antiguidade o consideravam o símbolo da lua. 
É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a lua determinar a data da Páscoa. 
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. 
Diz a lenda que uma mulher pobre, que não tinha como presentear seus filhos no domingo de Páscoa, cozinhou, pintou e colocou ovos de galinha dentro de um ninho escondido no quintal. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu.

PEIXE
Outro símbolo da páscoa é o peixe, que costuma ser o prato principal das refeições da semana santa. O animal relembra a trajetória de Jesus Cristo até o grande dia da sua Ressurreição. O girassol também possui uma simbologia na páscoa, apesar do seu sentido ser pouco conhecido, ele representa luz, força e energia.







Postar um comentário

Contatos

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo