A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado.
Nessa ocasião as pessoas agora se reúnem apenas para trocar chocolates ou compartilhar uma refeição. Todos os elementos característicos da páscoa são simbólicos, ou seja, possuem um significado cultural.
A Páscoa é marcada, a cada ano, de acordo com a primeira lua cheia da primavera europeia, que começa em 21 de março.
O domingo seguinte a essa lua cheia é o de Páscoa, ou seja, 40 dias antes será a quarta-feira de Cinzas. Esse ano o domingo de Páscoa será no dia 05 de abril.
De acordo com os costumes cristãos, a celebração da Páscoa foi instituída por Deus ao anunciar a décima e última praga sobre o Egito: a morte dos primogênitos.
Moisés fora instruído por Deus sobre como realizar a Páscoa, cada família israelita teria que sacrificar um cordeiro e o sangue deste seria usado para molhar os umbrais das portas, pois à meia noite o anjo destruidor passaria ali.
ORIGEM DA PÁSCOA
Mas de fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther que em inglês, Easter quer dizer Páscoa, ela é a Deusa da primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus.
OVO DE PÁSCOA
O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo.
COELHO DA PÁSCOA
A origem da imagem do coelho na Páscoa está ligada à fertilidade, já que é um animal que costuma ter grande prole.
PEIXE
Outro símbolo da páscoa é o peixe, que costuma ser o prato principal das refeições da semana santa. O animal relembra a trajetória de Jesus Cristo até o grande dia da sua Ressurreição. O girassol também possui uma simbologia na páscoa, apesar do seu sentido ser pouco conhecido, ele representa luz, força e energia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário