Limbo é um jogo eletrônico de quebra-cabeça em plataforma e o título de estreia da desenvolvedora dinamarquesa independente de jogos Playdead. O jogo
foi lançado em julho de 2010 como um título exclusivo de plataforma para o Xbox Live Arcade, e
foi, mais tarde, relançado junto com um pacote de jogos de varejo que continha Trials
HD e
'Splosion Man em abril de 2011.
O jogo foi lançado
para PlayStation
Network e Microsoft Windows via Steam através da própria Playdead, após o período de exclusividade
anual para o Xbox 360 ter sido concluído. Limbo é um sidescroller 2D, incorporando um
sistema de física que administra os objetos ambientais e o personagem
do jogador.
O jogador guia um
menino anônimo através de ambientes e armadilhas perigosas enquanto procura por
sua irmã mais velha. A desenvolvedora construiu os quebra-cabeças do jogo
esperando que o jogador falhe antes de encontrar a solução correta. A Playdead
chamou o estilo de jogar de "experiência e morte", e usou visualmente
imagens pavorosas para as mortes do menino para guiar o jogador nas soluções
difíceis de resolver.
O jogo é apresentado principalmente em tons de preto e
branco monocromáticos, usando iluminação, efeitos de
grãos de filmes e sons de ambiente mínimos para criar uma atmosfera misteriosa
frequentemente associada com o gênero de horror. Jornalistas elogiaram a
apresentação sombria, descrevendo o trabalho comparável ao film noir e ao expressionismo alemão.
Com base em sua estética, críticos classificaram Limbo como um exemplo de "video game
como arte".
Limbo recebeu análises positivas, mas sua história mínima
polarizou críticas; alguns críticos acharam o trabalho em aberto com
significados mais profundos que se ligam bem com as mecânicas do jogo, enquanto
outros acreditaram que a falta de enredo significativo e o fim abrupto
depreciou o jogo. Um ponto comum das análises dos críticos foi que o alto custo
do jogo relativo à sua curta duração pode afastar jogadores da aquisição do
título, mas alguns críticos entenderam que Limbo teve a duração ideal. O título foi o
terceiro jogo mais vendido no serviço Xbox Live Arcade em 2010, gerando uma
receita ao redor de $7,5 milhões. O título venceu vários prêmios de grupos da
indústria após seu lançamento, e foi nomeado como um dos principais jogos de
2010 por várias publicações.
Jogabilidade:
O jogador controla o menino durante o jogo todo.
Como é típico da maioria dos jogos de plataforma bidimensionais, o jogador pode fazer o
menino correr para a esquerda ou direita na tela, pular, escalar curtas
saliências ou subir e descer escadas e cordas, e empurrar ou puxar objetos. O
jogo é exibido através de gráficos escuros, em tons de cinza e com sons de
ambiente minimalista, criando um cenário misterioso e assombrado.
Os visuais escuros também
escondem numerosas armadilhas ambientais e físicas, tais como armadilhas para
ursos no chão da floresta ou monstros nas sombras que tentarão matar o menino.
Estes monstros incluem uma aranha gigante e vermes que cavam o cérebro do
menino e o forçam a percorrer em uma direção até que o verme seja morto.
Alguém já conhece o jogo? Bora jogar então.
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